Câmeras de Segurança, Qual Escolher?

JoaoH | 12 de novembro de 2018 | 1 | Dica , Solução

O sistema de CFTV tem como protagonista as câmeras de segurança, elas são responsável por capturar as imagens e são do CFTV a parte que recebe mais atenção.

Os fabricantes de CFTV inundam o mercado com muitos modelos e especificações diferentes, cuidado para não se afogar neste mar de informações e levando para seu projeto câmeras de Segurança com características que não vão lhe atender.

A Câmera de segurança eletrônica é o conjunto de muitos fatores como resolução, lente, menu OSD, IR,sensor de imagem, protocolos de resistência e tecnologia

Qual desses fatores que serão os mais importantes na hora de escolher sua câmera de segurança.

Lente da Câmera de Segurança

As lentes das câmeras de segurança definem qual a abertura do ângulo de visão.As mais comuns do mercado são:

Todas as estimativas aqui passadas sobre ângulo de abertura e distância adequada da câmera pode variar entre diferentes fabricantes.

Lente 2.8mm:

Falando em câmeras convencionais a de 2.8mm tem maior ângulo de visão em torno de 90°.

A câmera com lente 2.8mm tem uma aplicação ideal para ambientes pequenos que necessitem de monitoramento com boa definição até no máximo 5 metros de distância.    

Lente 3.6mm:

A lente de 3.6 mm tem um ângulo ligeiramente menor em torno de 80° ideal para ambientes médios. As Câmeras com lentes de 3.6mm são as mais usadas em projetos de CFTV residenciais.

Um dos motivos é que a distância ideal para monitoramento com qualidade de foco é de 8 metros em média. Distância essa que atende a maioria dos imóveis residenciais.  

 

Lente de 6mm:

Câmeras de CFTV com lente de 6mm tem um ângulo bem fechado, em torno de 45°.

Com esse ângulo o uso desta câmera é bem restrito, geralmente indicado em guaritas e portarias. Com possibilidade de foco específico em rostos ou placas de carro.

 

Modelo da Câmera de Segurança

Câmeras de CFTV Bullet.

Câmeras Bullet ou canhão são câmeras em geral com resistência a umidade e a intempéries.

Seu uso é indicado para áreas externas.

 

Câmeras de CFTV Dome.

 

Câmeras de CFTV Dome são um modelo arredondado, seu design proporciona um melhor posicionamento em ambientes internos com com teto relativamente baixo.

Câmeras Dome não oferecem proteção e resistência para ambientes externos.

Câmera Speed Dome.

As câmeras speed dome tem função PTZ (Pan, Tilt e Zoom)

 

  • Pan – Movimentação horizontal da câmera
  • Tilt – Movimento vertical
  • Zoom – Aproximação

 

Câmeras de CFTV Speed Dome são indicadas para grandes ambientes públicos e comerciais como shoppings, praças e grandes magazines. Sua função PTZ permite que a equipe de monitoramento consiga a visualização de atitudes suspeitas .

 

O Infravermelho da câmeras de CFTV.

No momento de escolher uma câmera de CFTV um dos pontos importantes é a distância e qualidade do IR. O infravermelho será o responsável pela visibilidade do ambiente quando não exista uma fonte de luz.

Os fabricantes especificam a quantidade de leds IR que vem na câmera e qual a distância que ele alcança.

Tecnologia das câmeras de CFTV.

Um dos pontos fundamentais na hora de escolher suas câmeras de CFTV é analisar a compatibilidade entre as câmeras e o gerenciador de imagens. As tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD requer DVR compatível, embora a tendência do mercado é de equipamentos que suportam várias tecnologias.

Fora as tecnologias ánalogicas que vimos existe ainda a tecnologia IP. Câmeras de CFTV IP exige equipamento específico para gerenciar a imagem.

O protocolo de comunicação entre câmeras IPs e NVR também tem que ser compatível. Onvif é um protocolo que vem sendo amplamente usado pelos fabricantes de CFTV para que não haja problema de compatibilidade.

Câmeras de CFTV WIFI

A tecnologia IP está popularizando as câmeras sem fio. Esse modelo vem a calhar em locais de difícil instalação de cabos, basta ter saída para alimentação elétrica da câmera.

Câmeras IP tem como principal benefício a tecnologia, recursos que antes eram disponíveis somente no DVR como configuração de alarme por invasão de perímetro ou reconhecimento facial agora já está disponivel em varias câmeras IP Wifi.

Outra grande vantagem de câmeras com tecnologia IP Wifi é a possibilidade de gravação das imagens direto no equipamento. As gravações podem ser feitas em cartão micro SD

As câmeras de CFTV Wifi em sua maioria usam conceitos plug and play o que facilita a instalação.

 

Resolução das Câmeras

Por último uma das principais dúvidas, qual resolução da câmera de CFTV escolher?

Essa pergunta é extremamente relativa e o principal fator determinante será qual o objetivo de monitoramento? 

Em primeiro lugar vamos fazer uma breve consideração sobre as câmeras de CFTV. Quando optamos por uma boa marca de CFTV como Hikvision, Intelbras e Visionbras, as câmeras de entrada já entregam uma boa qualidade de imagem.

No monitoramento residencial são raras as ocasiões em que precisamos de uma definição alta. Na maioria das vezes os monitoramentos residenciais tem como principal objetivo coibir qualquer ação. E para essa finalidade não precisamos de câmeras com um grande definição.

Para um monitoramento residencial a dica é que se tiver que escolher entre resolução e marca, escolha uma marca conhecida para um melhor respaldo técnico em garantia.

Em projetos comerciais e industriais o objetivo do monitoramento em cada ambiente vai interferir diretamente na escolha das câmera. A imprevisibilidade é tamanha que os equipamentos da linha 9000 da Intelbras são fabricados por encomenda.

Vamos conhecer algumas resoluções das câmeras de CFTV:

 

CIF 352 pixel Horizontal x 240 pixel vertical

Uma das opções mais antigas que perdurou por muito tempo quando o gerenciamento de imagem era feito por placa de captura.

D1 720 pixel horizontal x 480 pixel vertical

A primeira opção em gerenciadores de imagens específicos para CFTV os famosos DVRs.

VGA 640 pixel horizontal x 480 pixel vertical

Essa resolução ainda é usada em câmera IPs sendo a qualidade mais baixa com essa tecnologia.

960H 960 pixel horizontal x 480 pixel vertical

Conhecida também como WD1, resolução de quando as imagens começaram a seguir padrão Widescreen.

HD 1280 pixel Horizontal X 720 pixel vertical

Com essa resolução a câmera possibilita ao gerenciador de imagem a gravação e exibição em 1 megapixel ou 720p

960H 1280 pixel horizontal x 960 pixel vertical

Um pouco maior que a resolução HD na altura essa resolução fica com 1.3 megapixel.

Full HD 1920 pixel horizontal x 1080 pixel vertical

Câmeras com essa resolução são conhecidas também como 2 megapixel ou 1080p. O preço cada vez menor vem popularizando esta resolução no CFTV.

As câmeras de CFTV são uma junção de todos os quesitos que vimos acima:

  • Lentes
  • Modelo
  • Infravermelho
  • Tecnologia
  • Wifi ou Cabeada
  • Resolução

 

Temos que avaliar as necessidades do sistema de CFTV para conseguirmos descobrir qual será a melhor escolha, independente de especificação, boas marcas e fornecedores de qualidade sempre serão boas escolhas.

E você o que sabe sobre câmeras de CFTV? Tem alguma técnica especial para definir quais câmeras irá usar em seu projetos de CFTV? Deixe seu comentário.

Protecseg Sistemas, sua segurança nosso compromisso.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá tem alguma sugestão de conteúdo? alguma duvida em que podemos lhe ajudar?

Entre em contato agora e nos diga como podemos ser melhores. Clique aqui e nos mande um Whatsapp