Vantagens de câmeras IP

JoaoH | 5 de novembro de 2018 | 1 | Novidades

O mercado de CFTV ainda é dominado pelas câmeras analógicas (HDTVI, HDCVI e AHD), porém o crescimento de 45% ao ano que vem tendo câmeras IP mostra que em breve esse cenário irá mudar.
Vamos simplificar a diferença entre tecnologia IP e analógica:

Câmera analógicas capturam a imagem e a envia em formato de sinal para o gerenciador de imagem (DVR ou HVR) que faz a conversão do sinal em dados para gravação ou envio remoto.

Uma Câmera IP captura a imagem e já as transforma em dados antes da transmissão, o que acaba nos trazendo muitos benefícios que vamos conhecer agora.

Qualidade na imagem de Câmeras IP

Uma câmera IP tem a capacidade de entregar melhor imagem do que câmeras analógicas quando comparamos a mesma resolução. Em algumas situações uma câmera IP pode superar uma analógica de resolução superior.

Isso acontece pela maneira que a imagem é processada. Enquanto os sinais das câmeras analógicas estão suscetíveis a interferência a câmera IP por enviar dados esta muito menos propensa a sofrer com interferência.
Com praticamente nada de perda de qualidade as câmeras IP conseguem uma entrega de Imagem melhor.

Facilidade de Instalação

Uma câmera IP tem uma instalação teoricamente mais simples do que uma câmera analógica.

A câmera IP pode ser instalada na rede já existente sem a necessidade de um investimento em nova infraestrutura. Existe ainda a possibilidade de usar a rede Wifi em alguns modelos eliminando o cabo de dados.

As câmeras IP linha doméstica vem com possibilidade de configuração e visualização pelo celular não sendo necessário nenhum gerenciador de imagem (DVR) para que o cliente consiga fazer o monitoramento do ambiente.

Câmeras IP transmitem vídeo e áudio.

Câmeras analógicas não transmitem áudio, transmitem apenas vídeo já. As câmeras IP principalmente a linha doméstica contam com a possibilidade de transmissão de áudio e vídeo.

O áudio nas câmeras IP são bidirecionais ou seja transita em dois sentidos. Além de ouvir o som do ambiente também conseguimos nos comunicar com quem está próximo a câmera IP.

Essa função é uma grande vantagem em situações emergenciais para coibir alguma ação.

Gravação na Própria Câmera IP.

A câmera IP transforma a imagem em dados função que antes era feita somente no DVR ela consegue também executar a gravação em mídia externa (como um cartão SD) inserida na própria câmera.

Porém essa opção existe apenas na linha doméstica e a capacidade suportada é variável entre fabricante e modelos.

Muita Tecnologia Embarcada na Câmera IP

Um sistema de CFTV com câmera convencionais em quesito de programação como alarme, restrição de perímetro ou identificação facial fica refém do gerenciador de imagem (DVR), porque somente será possível se o DVR oferecer as funções.

As câmeras IP contam com tecnologia embarcada onde é possível fazer configurações como reconhecimento facial, alarme de movimentação e restrição de perímetro.

Algumas câmeras oferecem controle PTZ (Pan/Tilt/ Zoom) que proporciona movimentos horizontais e verticais, e consiga zoom na imagens.

Nesse post podemos ter uma noção porque câmeras com tecnologia IP tem uma crescimento crescente a cada ano que passa. São muitas vantagens em utilizar essa tecnologia, vantagens que não podemos ignorar.

Tudo indica uma inevitável fusão entre os mercados de CFTV e TI em um futuro próximo.

E você o que acha da tecnologia IP para CFTV? Já usa câmeras IP em seu projeto?
Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências.

Protecseg Sistemas, sua segurança nosso compromisso.

Related Posts

1 thought on “Vantagens de câmeras IP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá tem alguma sugestão de conteúdo? alguma duvida em que podemos lhe ajudar?

Entre em contato agora e nos diga como podemos ser melhores. Clique aqui e nos mande um Whatsapp