O que é Onvif

JoaoH | 19 de outubro de 2018 | 0 | Novidades , Solução

Onvif é um protocolo de comunicação para internet que está sendo amplamente usado como padrão entre os fabricantes de produtos de CFTV em equipamentos que usam tecnologia IP.

As câmeras convencionais transformam a imagem em uma frequência de sinal e as transmitem, enquanto as câmeras com tecnologia IP transformam a imagem em dados que é mais eficiente que sinal para transmissão e permite enviar as imagens direto da câmera pela rede de internet.  

Mas você já sabe o que IP?

IP é uma sigla que significa “Internet Protocol”, esse IP funciona como identificação de cada produto que acessa a internet.

É impossível um aparelho se comunicar com outro em rede se ele não tiver um IP, é como ter um aparelho telefônico sem numero.

A tecnologia IP para CFTV foi implantada pela necessidade de monitoramento a longas distância como plataformas de petróleo, as primeiras câmeras capturavam um  quadro a cada 17 segundos transformava em dados e enviava, era basicamente uma câmera fotográfica.

Equipamentos IP com protocolo ONVIF

A tecnologia IP teve um retardo em seu desenvolvimento no mercado de CFTV pela falta de compatibilidade de equipamentos de fabricantes diferentes.

Ainda usando a metáfora do telefone, era como uma ligação entre duas pessoas que falam línguas diferentes, uma não conseguiria fornecer nem coletar informações da outra. O usurário que optava por usar um sistema de CFTV com tecnologia IP tinha que obrigatoriamente ter todos os equipamentos do mesmo fabricante.

Em 2008 alguns fabricantes de renome mundial, Sony e Bosch estabeleceram a Open Network Video Interface Forum conhecida como ONVIF que visou resolver essa incompatibilidade.

Os produtos de vigilância que contam com protocolo ONVIF tem algumas características padronizadas:

  • Interface digital
  • Compressão e unificador de Audio e Video
  • Localização de outros dispositivos ONVIF na rede

O protocolo ONVIF é aberto para todos os fabricantes que seguindo algumas regras básicas não terão problemas de compatibilidade de seus equipamentos.

Vantagens da Tecnologia IP

O protocolo ONVIF está impulsionando o mercado de equipamentos de segurança que utilizam tecnologia IP, a cada dia surgem inovações e mais de 600 fabricantes que já utilizam protocolo ONVIF ampliam cada vez mais sua linha de produtos.

Uma das principais vantagens de uma câmera IP é a capacidade de digitalizar a imagem, o que em uma câmera convencional só ocorre no DVR. Isso permite por exemplo que a câmera envie a imagem e áudio direto para rede de internet onde é possível acessar através de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo que tenha internet.

Como a própria câmera digitaliza a imagem é possível usar recursos de inteligência direto na câmera o que antes era feito só através do DVR, recursos como alarme por invasão de perímetro ou aviso de movimentação.

A câmera com tecnologia IP permite a gravação de áudio, e transmissão de áudio bidirecional ou seja uma pessoa que acessa uma câmera IP com esse recurso como a IC3 da INTELBRAS em um dispositivo que conte com microfone (Celular ou Notebook), consegue uma comunicação via áudio com o local monitorado

E você o que acha de tecnologia IP em equipamentos de segurança? Já teve algum problema de conectividade em um equipamento sem protocolo ONVIF?

Compartilhe conosco nos comentários.

Protecseg Sistemas, sua segurança é nosso compromisso

 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá tem alguma sugestão de conteúdo? alguma duvida em que podemos lhe ajudar?

Entre em contato agora e nos diga como podemos ser melhores. Clique aqui e nos mande um Whatsapp